A mostra “Artinclusão no AR7”, resultado de 23 oficinas, das 32 promovidas pelo Fumproarte ( vai até janeiro/2020! ), chega a público, no Paço Municipal, muito aplaudida e elogiada, pois o nível em técnica, temáticas abordadas e dimensões das obras era inimaginável por todos!
Só olhares extasiados com exclamações de surpresas diante das pinturas acrílicas de confecção individual e coletiva de artistas de 2 a 17 anos. O público lotou o espaço das 15h às 18h, quando ocorreu a abertura oficial. De tempos em tempos os próprios artistas contemplavam o público com a apresentação das obras, tentando responder a todos os questionamentos que recebiam. “- Como chegaram ao “O Grito”, de Edvard Munch?: – E esta tela de 2.40m x 70cm, inspirada em Manabu Mabe? Me explica!:- Como foi reler Tarsila do Amaral. O que sentisses?” e assim por diante. Esta última pergunta foi do Repórter da TV Record, Cristiano Dalcin, cuja ótima reportagem já foi ao ar. E a resposta foi a seguinte, do próprio artista Gustavo: – Pintei um olho de cada cor: um amarelo e o outro azul, um representa a solidão e o outro a liberdade!” O climax foi a abertura oficial com: Dra Cinara Vianna Dutra Braga – Promotora de Justiça da Inf. e Juv., Dr. Daniel Engler Barbosa.- Juiz de Direito Titular do 1º Juizado da Inf. e da Juv., – Sra. Tainá Vidal – Primeira Dama do Município, Sr. Moisés Fraga Gonçalves – Secretário Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte interino, Sr. Luciano Alabarse – Secretário Municipal da Cultura, Sr. Giovane Tubino – Secretário Municipal de Comunicação, Sra. Vera Ponzio – Presidente da Fasc, Sr. Orestes de Andrade Jr – Secretário Adjunto da Cultura, Sra. Adriana Boff – Coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria municipal da Cultura, Sra. Gisele Aberjub – Conselheira Tutelar e Coordenadora da Região Centro e Sra Vanessa Baldini, Diretora Técnica da Fasc, entre muitos outros representantes de organizações sociais e culturais da Capital.
Ocuparam a palavra a Dra. Cinara, a sra. Vera e a Primeira Dama Tainá, todas abordando os aspectos importantes do projeto, com muitas palavras elogiosas para mim e para os artistas, que acompanhavam tudo imóveis de emoção, brilho nos olhos e sorriso orgulhoso no rosto. Outro auge do evento foi a participação de Roger Monteiro – Gestor de Design Estratégico da Prefeitura, que já vinha me elogiando a exposição por telefone e, por minha solicitação, ocupou a palavra entre os artistas e visitantes da Escola Província, para que estes entendessem o potencial profissional deste evento. Momento emocionante, contemplando e avaliando a iniciação para o mercado do trabalho, proposto pelo Artinclusão. As autoridades foram contempladas com telas de um mesmo “dripping”, isto, é: com partes do todo, simbolicamente, como padrinhos deste projeto, para se envolverem com o futuro dele em sua trajetória pala Fasc. Também contemplada com uma tela a Psicóloga do projeto: Marília Santos Krüger, que já publicou um artigo sobre experiência análoga a esta, na Escola Padre Reus.
Enquanto tudo isto ocorria a Sra. Jeanne Luz da Silva, Coordenadora dos Abrigos da Fasc AR7 e AR8, a principal responsável por este momento, e quem acolheu o projeto no AR7, mal continha suas emoções. E a Carmela Grüne, Administradora Técnica deste projeto, agraciado com o Prêmio Fumproarte/Prefeitura Municipal, documentava tudo em fotos e filmagens, para nossos relatórios a este apoiador. Resultado: ficou comprovado a incontestável contribuição do fazer artístico para a inserção social. A exposição pode ser visitada até 29.11, em horário comercial. Com: Marilene Huff, Silvio Luiz de Oliveira, Roger Monteiro, Alcione D. Fernandes