Romero Britto: De Jardineiro e lavador de carros para o reconhecimento mundaial de sua arte!

Chegou a vez do artista Romero Britto invadir com sua pop art colorida a oficina do Artinclusão no AR7, abrigo da Fasc, que tutela crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e vítimas de abusos.

Imagens em:
https://www.artinclusao.com.br/post/romero-britto-de-jardineiro-e-lavador-de-carros-para-o-reconhecimento-mundaial-de-sua-arte

 

Logo que souberam da vida deste artista, se entusiasmaram para seguir seus passos, primeiro fazendo seus croquis em folha A3 e depois passando-os para tinta acrílica sobre telas de 30×40 e uma de 60×90. Já nestas duas frases iniciais temos referenciais importantes do Artinclusão: 1º) apresentar uma biografia positiva estimula os neurônios espelhos a registrarem como a possibilidade de exemplo para ser seguido: 2º) fazer o esboço antes e depois projetá-lo na tela, trabalha-se a espacialidade, o lado racional de cérebro: 3º) ao usar a tinta e as diversas cores entramos nos meandros cerebrais das emoções simbolizadas por elas. Isto é, voltamos a aquecer no cérebro as áreas que ficaram estatizadas, “congeladas”, amigdala e neocortex, quando do trauma físico e/ou emocional sofrido.

Romero Britto nasceu em 1963, em Recife, Pernambuco, em uma família de poucas condições financeiras. Aos seis anos já pintava no que encontrava pela frente: sucata papelões, jornais. “Na condição de criança pobre no Brasil, tive o contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.” Estudando em escola pública, depois com bolsa para escola preparatória, com muito esforço, estudo e determinação, ora como vendedor de lanchonete, ora com jardineiro ou lavador de carro, foi sendo reconhecido como pintor, decidindo abandonar o Curso de Direito e se dedicar integralmente a sua arte, atingindo assim o reconhecimento mundial. Entusiasmados por alguém que transformou em cor e luz seu sofrimento, os doze integrantes da oficina deste dia, entre três e dezessete anos, mesmo no reduzido espaço improvisado de atelier, que na realidade é a sala da casa dos meninos, ocupando o chão e a única mesa, ambos forrados com papel pardo. se “jogaram” na atividade de recriação da obra do referido artista.

E se saíram muito bem, conforme fica evidente pela produção registrada nas fotos, onde também fica evidente o toque pessoal, o estilo próprio, que conseguiram imprimir nas obras, já que numa releitura, tem que aparecer as duas autorias.

Artinclusão no AR7 acontece através da premiação do Fumproarte/Prefeitura Municipal.

 

#artinclusao #fumproarte #art #ar7 #fasc

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter