5 motivos para prestigiar a exposição “Artinclusão no AR7”

|
|

Por Aloizio Pedersen, artista plástico, idealizador e coordenador do Projeto Artinclusão.

 


1º) Trata com um público alvo (3 a 17 anos) que todos temos que acolher: crianças e adolescentes vítimas da vulnerabilidade social, no Abrigo de Passagem AR7/Fasc, que fazem oficina entre audiências, que decidirão seus futuros;

2º) Une cultura e arte com arteterapia, em exercícios pictóricos livres: – de criação de seus monstros do medo e depois dos heróis, com poderes especiais para combatê-los; – e criação de releituras de grandes artistas nacionais e estrangeiros, cujas infâncias foram de superação de dificuldades, semelhantes ao que vivem no momento estes artistas infanto-juvenis. Entre eles: Pollock, Miró, Mondrian, Volpi, Iberê, Tarsila, Romero Brito, Klimt, Munch, Van Gogh, Caravagio, Manabu Mabe e Kandinsky.

3º) A arte vista como processo de construção intelectual e humana contempla a teoria de Winnicott: “Ao criar o mundo através da arte a criança se apropria de sua vida e do nosso mundo, como uma necessidade do ego; uma apropriação criativa das experiências vividas.(…) É uma expressão do verdadeiro self que, em contato com a realidade externa, tem sua existência fortalecida e não aniquilada.” Portanto a arte servindo de “holding“, de sustentação de vida.

4º) Ao intercalar criações individuais (intra) com grupais (inter) se alinha com a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, como praxis humanizadora e educadora dos sentidos e das emoções dos sujeitos envolvidos. “A arte como o mais forte instrumento na luta pela existência (…) A arte é trabalho do pensamento, mas de um pensamento emocional, inteiramente específico (…) a arte parte de determinados sentimentos vitais, mas realiza certa elaboração destes sentimentos (…) que consiste na catarse, transformação destes sentimentos em sentimentos opostos, nas suas soluções.” Conclusão: a arte re-significa vidas! A arte salva!

5º) É um projeto inédito, que já mostrou a que veio, pelos resultados já obtidos em autoimagem, autoestima, autoconsciência, autonomia e protagonismo de seus participantes, ingredientes indispensáveis para uma trajetória de vida sadia e de cidadania, contando com o fator profissionalizante.

Portanto, prestigiem com suas presenças! Divulguem! Levem seus filhos e netos! Esta será a força política para nos auxiliar a dar continuidade, a partir de janeiro de 2020, quando termina o patrocínio do Fumproarte/Prefeitura Municipal, cujo prêmio permitiu a mim, como Artista Plástico e a Carmela Grüne como Ativista Social e Administradora do Projeto, dar visibilidade a todos os benefícios que o fazer artístico, como ferramenta transformadora pode oferecer para nossa sociedade, de forma piloto e acolhido pela Fasc, especialmente na pessoa de Jeanne Luz da Silva, Diretora do AR7.

TODOS LÁ!

 

 

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter