UFPE aciona Ministério Público para investigar ameaça a professores

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acionou o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), solicitando que ameaças a estudantes e professores da instituição de ensino sejam investigadas.

A Procuradoria da República em Pernambuco já havia instaurado ontem (7), no final da tarde, procedimento para acompanhar a apuração policial, que tenta identificar quem deixou na sala do Diretório Acadêmico de História, na última terça-feira (6), uma carta com uma lista de nomes de professores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. O conteúdo da carta foi reproduzido em redes sociais.

Intitulada Doutrinadores e alunos que serão banidos do CFCH, a lista apócrifa elenca uma série de docentes, classificando-os como “doutrinadores”, “comunistas” e “uma ameaça à moral e aos bons costumes”. Já os alunos da instituição são tratados como “orientandos esquerdistas” e um “exército de viados, travecos, feminazis, prostitutas e todos os tipos de degenerados”.

Em um comunicado divulgado em seu site, a universidade repudiou as ameaças e insultos que estão sendo feitos a professores e estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas “devido ao posicionamento político-ideológico, à orientação sexual e à etnia” destes. Além de acionar o MPF e a PF, a reitoria da universidade também determinou a abertura de uma sindicância interna para tentar esclarecer os fatos.

“A UFPE não admite, sob qualquer hipótese, que a violência ameace as liberdades de cátedra e individuais, defendendo a academia como espaço para o pluralismo de ideias”, afirma a reitoria, convocando a comunidade acadêmica a denunciar casos semelhantes à Ouvidoria-Geral da instituição, por meio do site da universidade.

Repúdio

Em suas redes, o coordenador do Programa de Pós-Gradução em Sociologia, professor José Luiz Ratton, classificou os ataques aos citados nominalmente como “ofensas às várias e desejáveis formas de afirmação da cidadania brasileira, à autonomia da universidade pública, às liberdades civis e à democracia”.

Na tarde desta quarta-feira (7), a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou um ato em repúdio às ameaças, em frente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. De acordo com a associação, cerca de 200 pessoas participaram do ato.

 

Fonte: Agência Brasil

Se você deseja acompanhar as notícias do Jornal Estado de Direito, envie seu nome e a mensagem “JED” para o número (51) 99913-1398, assim incluiremos seu contato na lista de transmissão de notícias.

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter