Liga Árabe fará reunião sobre crise na faixa de Gaza

A Liga Árabe vai realizar nesta quinta-feira (17), no Cairo, uma reunião extraordinária sobre o que chamou de “agressão israelense contra o povo palestino”, por conta do exército israelense que abriu fogo contra manifestantes palestinos.

Cerca de 60 pessoas morreram e mais de 2,5 mil ficaram feridas. A manifestação, segundo os palestinos, foi motivada pela transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém. A reunião foi solicitada pela Arábia Saudita.

Hoje (16), delegados permanentes do grupo irão se reunir para tratar da transferência da embaixada dos Estados Unidos. Segundo o secretário-geral da Liga, Ahmed Abul Gheit, a decisão americana é considerada pela Liga Árabe uma “clara violação do direito internacional”.

Ao solicitar a reunião de amanhã, a Arábia Saudita, afirmou que é preciso discutir a “agressão israelense contra o povo palestino”, bem como é necessário debater a decisão dos Estados Unidos sobre a transferência da embaixada.

O secretário-adjunto da Liga Árabe, Hosam Zaki, também criticou a atitude dos Estados Unidos e chamou de “ilegal” o posicionamento do governo norte-americano.

Grupo extremista

Desde a última segunda-feira, Israel afirma defender o seu território e atribuiu a violenta reação ao fato de que os manifestantes pertenciam ao grupo extremista Hamas que queriam invadir Israel, cruzando a faixa de Gaza, na fronteira com a Cisjordânia.

A decisão do presidente Donald Trump de transferir a embaixada e reconhecer Jerusalém como a capital de Israel foi tomada de maneira unilateral. As Nações Unidas, União Europeia e Reino Unido condenaram a medida.

A Liga Árabe, cujo nome é Liga de Estados Árabes, é uma organização internacional de estados árabes fundada em 1945, no Cairo, capital do Egito, por iniciativa da Arábia Saudita, Egito, Iraque, Líbano, Síria e Transjordânia (atual Jordânia) e Iêmen.

Hoje, 22 países são membros da organização, que busca promover e reforçar laços econômicos, políticos e culturais, além de amenizar eventuais conflitos e disputas.

Israel não faz parte da Liga e a Síria está suspensa desde de 2011, por causa da guerra civil no país.

 

Fonte: Agência Brasil

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter