Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão participa de missão sobre impactos da política econômica nos direitos humanos

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Atividade é realizada pela Plataforma Dhesca Brasil. Resultados irão compor documento a ser apresentado a instâncias de direitos humanos da OEA e da ONU

Teve início na sexta-feira (11), em São Paulo, as atividades da Relatoria Especial sobre o Impacto das Políticas Econômicas nos Direitos Humanos, iniciativa realizada pela Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil, e que conta com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal.

O objetivo da missão, que percorrerá cinco estados brasileiros, é identificar a deterioração das condições de vida da população e sua relação com as políticas de austeridade econômica adotadas pelo Estado brasileiro. A proposta é identificar os impactos e a amplitude desses ajustes nas políticas públicas que afetam principalmente aqueles que estão em maior vulnerabilidade econômica e social.

Em São Paulo, a missão teve início com uma audiência pública que discutiu a realidade da população em situação de rua e que vive em ocupações na capital paulista. O diálogo contou com a participação da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Lisiane Braecher. Além da audiência pública, a missão local coletará depoimentos em ocupações no centro da cidade e em abrigos.

No próximo dia 17 de agosto, a missão estará em Pernambuco e realizará audiência pública para discutir a ausência de assistência às mulheres atingidas pela tríplice epidemia (Dengue, Chicungunya e Zika). Na ocasião, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão substituta, Mona Lisa Ismail, integra o diálogo que contará com a presença de mães de crianças afetadas pelo zika, instituições públicas da área da infância e pesquisadores.

Além de São Paulo e Pernambuco, a Dhesca Brasil também fará visitas in loco no Rio de Janeiro, Goiás e Pará. As missões abordam questões como o aumento vertiginoso da violência nas favelas cariocas, o fechamento dos postos da Funai na Amazônia, a situação de agricultores familiares no Centro-Oeste, o acirramento da violência no campo e o desmonte da política nacional de saúde, de saneamento e de assistência social, além da realidade dos milhões de jovens e adultos desempregados.

As informações coletadas irão integrar um Relatório Nacional, composto também por análises de indicadores sociais e orçamentários, discussões jurídicas e econômicas e por recomendações ao poder público. O documento será apresentado até outubro ao Senado Federal e às instâncias de direitos humanos da Organização dos Estados Americanos e das Nações Unidas.

Saiba mais – A Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil é uma rede formada por 40 organizações e articulações da sociedade civil, que desenvolve ações de promoção e defesa dos direitos humanos, bem como na reparação de violações de direitos. Em 2002, a Plataforma Dhesca criou as Relatorias de Direitos Humanos, tendo realizado mais de cem missões para identificar violações de direitos humanos e influenciar legislações e o desenho de políticas públicas no País.

Assessoria de Comunicação e Informação – ACI
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC/MPF
Tel.: (61) 3105-6083
pfdc-comunicacao@mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf

 

Fonte: MPF

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter