Senado aprova PEC que garante amparo à mulher vítima de violência

Plenário do Senado

Créditos: Moreira Mariz/ Agência Senado (15/04/2015)

Por 63 votos, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (15), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2012, que acrescenta, aos objetivos da assistência social, o amparo à mulher vítima de violência. Aprovada por unanimidade nos dois turnos de votação, a proposta é da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), e agora será encaminhada para a Câmara dos Deputados.

O texto dá nova redação ao inciso II do artigo 203 da Constituição Federal para ampliar o alcance do dispositivo, incluindo a proteção à mulher vítima de violência ao lado da que é devida a crianças e adolescentes carentes. A proposta estabelece ainda que a assistência social será prestada “a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”.

— [A proposta] significa muito para as mulheres pobres e humildes, que estão mais sujeitas à violência de gênero — afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) destacou que, com a aprovação da PEC, a defesa da integridade física e mental da mulher passa a ser um dever do Estado.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou que a violência contra a mulher é “sorrateira”, muitas vezes ocorrendo no ambiente doméstico e provocada por pessoas mais próximas da vítima, como os próprios companheiros e filhos.

E a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirmou que a proposta inova ao incluir o amparo à mulher vítima de violência no capítulo da Assistência Social da Constituição.

 

Fonte: Agência Senado

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter