Gaeco prende ex-presidente do Intermat e coronel da PM acusados em fraudes de 7 milhões

gaeco(7)

O Grupo  de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, do Ministério Público Estadual (MPE), deflagrou na data de hoje, 1, a  “Operação Seven”, que tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa composta por particulares e servidores públicos que desviaram sete milhões de reais dos cofres do Estado de Mato Grosso, no final do ano de 2014.

Entre os presos nesta manhã estão o ex-presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Afonso Dalberto. e ainda o  ex-secretário de Administração, coronel José de Jesus Nunes Cordeiro. Ambos tiveram mandado de prisão preventiva expedidos.

Leia Mais:
Motociclista tem o braço arrancado durante ultrapassagem e morre em rodovia estadual

Conforme o Gaeco,  neste momento, diversos mandados de prisões preventivas, conduções coercitivas e buscas e apreensões, são cumpridas.

O esquema, de acordo com o Ministério Público Estadual, iniciou com pedido simplório de uma lauda, solicitando que o Estado de Mato Grosso realizasse a aquisição de uma área de terra rural, para ser acrescida ao Parque Estadual Águas do Cuiabá.

O processo tramitou por vários órgãos públicos estaduais (SEMA, antiga SAD, Casa Civil e INTERMAT) onde passou pela análise “técnica” de vários agentes públicos, para que, ao final, fosse realizado o indevido pagamento dessa área. Entretanto, de acordo com a apuração da investigação, foi provado que essa área já pertencia ao Estado de Mato Grosso, ou seja, a mesma área foi paga duas vezes.

Histórico 

Afonso passouo pelas gestões de Maggi e Silval Barbosa. Ele  passou a integrar equipe governamental em 2003 na gestão de Blairo Maggi, como titular . no controle do Fundo Estadual de Educação. Depois, foi remanejado à presidência do Intermat e mantido no cargo, mesmo com a renúncia de Maggi, hoje senador eleito. Ele deixou a pasta em 2014 e com a posse de Taques, o órgão passou a ser administrado pela ex-deputada Luciene Bezerra (PSDB).

A sede do Intermat foi alvo em outubro de 2015 de cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Delegacia Fazendária.

 

Fonte: Olhar Direto

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter