Sobre o Estado de Direito

 

Jornal Estado de Direito fundado pela advogada, jornalista e ativista, Carmela Grüne, em 15 de novembro de 2005, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Teve durante dez anos, periodicidade bimestral, atingindo a marca de 50 mil exemplares, por publicação, distribuídos gratuitamente em vinte Estado brasileiros. Promove idéias e ideais de cidadania e dos direitos humanos, alinhando teoria e prática, Direito no cotidiano, com a participação de renomados juristas, filósofos, artistas, educadores, sociólogos.

Com advento da tecnologia e as mudanças econômicas, o periódico Jornal Estado de Direito tornou-se digital, no ano de 2016, com publicações de notícias, artigos, eventos e projetos. Para os leitores que desejam receber a publicação impressa, lançamos campanha de impressão do periódico que está disponível em plataforma de financiamento coletivo (acesse aqui), assim, a publicação impressa não está extinta, mas se alterou a forma de materialização com a participação cidadã.

Entidades Parceiras: Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal da Juventude de Porto Alegre, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Livraria e Editora Saraiva, Editora Revista dos Tribunais, Bier Fass, Ordem dos Advogados do Brasil RS, Brigada Militar, Vara de execuções Criminais (VEC).

Láureas:

  • Prêmio Agente Jovem da Cultura, do Ministério da Cultura, pelo projeto Samba no Pé & Direito na Cabeça, em 2012;
  • Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), com a Prática Humanística do Direito no Cárcere, em 2013;
  • Prêmio Estadual de Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, categoria Divulgação dos Direitos Humanos, pelo Jornal Estado de Direito, em 2013;
  • Medalha da Cidade, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, pelo projeto Direito no Cárcere, em 2014;
  • Prêmio Diversidade RS, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, categoria Cultura dos Direitos Humanos, pela Estado de Direito Comunicação Social Ltda.

digital

impresso