Nota pública da AJURD em defesa da Amazônia

 

A Associação de Juristas pela Democracia – AJURD expressa profunda indignação com a política ambiental adotada pelo governo federal, e pelas declarações e ações do atual presidente, que desde antes de sua posse têm constituído incentivo à destruição do meio ambiente em prol de projetos de interesses imediatistas de mineradoras e do agronegócio, de que as queimadas verificadas nas semanas recentes são exemplo indesmentível.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro e de seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contra a legislação e os mecanismos de proteção ambiental, acompanhado pela omissão do ministro da Justiça, Sérgio Moro, têm autorizado o desmatamento mediante queimadas e outras formas de destruição da floresta, além da perseguição, criminalização e assassinatos de lideranças camponesas e de povos indígenas, dando lugar a protestos generalizados no país e em todo o planeta.

Bem assim, o afastamento de cientistas e técnicos de importantes órgãos públicos, tais como INPE, Ibama, ICMBio e outros, reconhecidos nacional e internacionalmente, substituídos por pessoas despreparadas e/ou interessadas no desmatamento, somado aos cortes de verbas, inviabilizam a fiscalização, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável dos biomas envolvidos e revelam uma estratégia de devastação e apropriação privada de patrimônio que é de todos brasileiros, inclusive os povos originários.

Diante disso, além de examinar a possível existência de crime de responsabilidade por ação e omissão com violação da Constituição Federal e de Tratados Internacionais, a AJURD conclama a advocacia e as carreiras jurídicas, bem como a cidadania, entidades e movimentos sociais a se mobilizar e ampliar ações em defesa da Amazônia e de políticas públicas que assegurem a exploração racional dos imensos recursos naturais do país.

Porto Alegre, 24 de agosto de 2019.

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter