Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Evento SP – Sistema carcerário, construção cultural e garantias de direitos – 20 anos de Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns” da PUCSP

22/08/2019 | 19:00 - 22:00

Evento: Sistema Carcerário, construção cultural e garantias de direitos – 20 anos de Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns” da PUCSP

Data 22/08/2019, das 19h as 22h
Local: Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rua Monte Alegre 984, em São Paulo.

Evento Gratuito!

19h Abertura

19h15min – O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA PESQUISA EMPÍRICA DO DIREITO

Palestrante ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA, Livre Docente em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Pós-Doutorados na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e na Universidade de Coimbra. Doutor, Mestre e graduado em Direito pela PUC/SP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor concursado da Faculdade de Direito da PUC/SP, tanto na Graduação como na Pós-Graduação Stricto Sensu. Professor e coordenador da OAB no Curso Fórum.

 

19h30min – Tema CARANDIRU MEMÓRIAS DE UM SISTEMA FALIDO

Palestrante KARINA FLORIDO RODRIGUES. Autora do livro Vozes do Carandiru, editado em 2007 pela editora Jaboticaba. Estuda o sistema prisional há 17 anos. Trabalha na gestão pública há 25 anos, atuando tanto no Poder Legislativo quanto no Executivo. Atualmente pesquisa políticas públicas voltadas aos encarcerados.

 

19h45min – Tema TRAMPO JUSTO – AUTONOMIA PARA ADOLESCENTES ACOLHIDOS

Palestrante IBERÊ DE CASTRO DIAS. Juiz Assessor da Corregedoria Geral da Justiça e Membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. Graduado em Direito na PUC/SP em 1998. Um dos idealizados do Projeto Trampo Justo.

 

20h Tema PROJETO DIREITO NO CÁRCERE – TORNANDO O INVISÍVEL, VÍSIVEL

Palestra CARMELA GRÜNE. Advogada Trabalhista. Jornalista e Editora-Chefe do Jornal Estado de Direito. Mestre em Direito pela UNISC. Idealizadora do Projeto Direito no Cárcere realizado há oito anos de forma voluntária na Cadeia Pública de Porto Alegre. 2 Vice-Presidente da Academia Brasileira de Direito. Autora da Saraiva Jur.

 

20h15min – Tema CONHECIMENTO PARA A LIBERDADE: O IDDD E A LUTA POR CIDADANIA NO CÁRCERE

Palestrante DANIELLA MEGGIOLARO PAES DE AZEVEDO. Advogada criminalista, diretora do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, coordenadora do Projeto Educação para Cidadania no Cárcere desse Instituto. Conselheira da OAB/SP e presidente da Comissão de Direito Penal dessa entidade.

 

20h30min – Tema EXTRACAMPO NA ÓTICA DO CÁRCERE

Palestrante ANGELO CANUTO. Bacharel em Administração, pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduando MBA em Gestão e Marketing Esportivo, pela Trevisan Escola de Negócios de São Paulo, é mediador de leitura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cumpriu 15 anos de prisão, hoje é empresário Diretor da Fênix Gestão e Marketing Esportivo, e AMC Consultoria e gerenciamento esportivo. Autor do livro que dá titulo a palestra.

 

20h45min – Tema MANIFESTO RESSOCIALIZAÇÃO 509-E

Palestrantes MARCOS FERNANDES DE OMENA (Dexter) e CRISTIAN DE SOUZA AUGUSTO (Afro-X), músicos e empresários, que dividiram a mesma cela no pavilhão sete da Casa de Detenção, o extinto Carandiru, e fundaram o grupo de RAP denominado 509-E. Conseguiram autorização judicial para 157 saídas escoltadas do Carandiru para realizar gravações, shows e entrevistas. Em uma delas, no festival Millenium RAP, o, até então, maior festival de RAP do Brasil, cantaram para mais de 50 mil pessoas no Anhembi. Nessa ocasião, dividiram o palco com o Racionais MC`s. Em 2004, por senso comum dos dois integrantes, resolvem encerrar as atividades do 509-E, e ambos seguiram suas carreiras solo. Nesse segundo semestre de 2019, passados 20 anos da sua fundação, o grupo sobe aos palcos das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

21h15min – Espaço para perguntas

22h – Encerramento

 

Informações 51 999 1313 98 e ou 11 98515-4285

Local

PUCSP
Rua Monte Alegre 984
São Paulo, SP Brasil
Telefone:
 11 98515-4285