Cobrança de bagagens em viagens áreas será debatida na quarta-feira

 

Foto: pixabay

Foto: pixabay

 

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) debaterá em audiência pública na quarta-feira (27), a partir das 9h30, a nova política de cobrança de bagagens no transporte aéreo. O pedido de realização da reunião é da vice-presidente da comissão, senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A audiência tem caráter interativo e os interessados podem participar por meio dos canais de interatividade do Senado.

Para debater o tema, foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz; o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; e o secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Dario Rais Lopes.

Também foram convidados, no âmbito da proteção do consumidor, o secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Arthur Luis Mendonça Rollo; o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza; e Marilene Lazzarini, presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

A dinâmica de despacho de bagagens foi alterada após publicada a Resolução 400/2016 da Anac, que autorizou as empresas aéreas a cobrarem pelo despacho. A possibilidade de redução do preço das passagens aéreas foi alegada como justificativa para a medida.

Dados divulgados na última quinta-feira (21) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas indicam que o preço médio das passagens caiu entre 7% e 30%, a depender da companhia aérea e da rota. As informações foram coletadas entre junho e início de setembro baseadas nas companhias que já adotaram o tarifamento por despacho de bagagens.

O Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 89/2016, do senador Humberto Costa (PT-PE), que susta a decisão da Anac. A proposta seguiu para análise da Câmara dos Deputados, mas ainda não foi votada naquela Casa.

A audiência ocorre na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

 

Fonte: Agência Senado

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter