Assedio Laboral: significações, caracteres, políticas públicas de enfrentamento

                                                                                                                                                                                                                         Coluna Assédio Moral no Trabalho

 

 

 

Dedico esta pesquisa a todas as vítimas do Assédio Laboral, sobreviventes ou não.
(a autora)

 

Apresento o livro “ASSÉDIO LABORAL: Significações. Caracteres. Políticas Públicas de enfrentamento”. (1)
Trata-se de obra ora recém publicada pela Editora LiberArs em co-autoria com o Professor Doutor Roberto Augusto de Carvalho Campos.
Em verdade, é o encerramento de um capítulo muito peculiar em minha história pessoal, profissional e acadêmica.
Em rica e indispensável co-autoria com o Mestre Roberto Augusto de Carvalho Campos – docente que acolheu-me e supervisionou-me em meu Pós-doutoramento junto a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – investigamos o Assédio Moral em bases isentas e imparciais porque sob o agudo crivo de um rigoroso pesquisador porém, em igual tempo, dotadas da necessária sensibilidade de quem a fundo compreendeu os intricados mecanismos do acosso e os dolorosos efeitos em todas as facetas da vida de quem o vivenciou.
De fato, constitui-se em fruto de experiências transmutadas em explorações científicas graças à generosa mão do co-autor.

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Aliás, impossível agradecer a todos que colaboraram com este resultado final, fazendo-se preciosos ao longo deste percurso e que, sabidamente, sabem-se agradecidos.
Com este estudo, pretendo finalizar análises das mais diversas ordens. E, principalmente, espero devolver à comunidade acadêmica e à sociedade, uma perquirição ampla mas, principalmente crítica do Assédio Laboral.
Neste sentido, transcrevo trecho de seu Prefácio:

“Acessando grandes estudiosos sobre Assédio Moral, principalmente Leymann e suas obras de referência, colabora efetivamente para compreender seu significado, distinguindo-o em suas inúmeras manifestações na sociedade – desde aquelas figuras mais exploradas como Bullying e Scratching e Straining até outras menos propaladas como Scratching e Straining – reconhecendo-o inclusive, em sua relação assimétrica de poder, exercício violento da força a domesticar, senão, destruir, que alcança ambientes avessos a tais altercações como a Administração Pública. E, principalmente, traz um original saber ao investigar o Assédio Moral sob o prisma da Eticidade e do Direito Penal. Propõe-se uma investigação do Assédio Moral sob a crise ética individual e coletiva atuais, com tratamento moderno e inédito. E, aponta-se a criminalização como uma das respostas ao comportamento assediante. Neste ínterim, ainda que se cuide de solução sempre discutível, fora elaborada criteriosamente.”

Sinceramente, posso atestar que, orgulho-me desta obra.
Configurou-se como um desafio. E, penso, vencido.
Enfim, como remate, mais uma vez, valho-me do Prefácio e sua invitação:

“Convido o leitor portanto, a refletir o Assédio Moral no Trabalho, na sua inteireza, sobretudo para enriquecer o pensar formas de combate-lo.”

Ótimos estudos a todos!

Referências

(1) “ASSÉDIO LABORAL: Significações. Caracteres. Políticas Públicas de enfrentamento”. Ivanira Pancheri, Roberto Augusto de Carvalho Campos. São Paulo: Liber Ars, 2018.

Ivanira
Ivanira Pancheri é Articulista do Estado de Direito, Pós-Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2015). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1993). Mestrado em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-Graduação lato sensu em Direito Ambiental pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2009). Doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é advogada – Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Esteve à frente do Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Participa em bancas examinadoras da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo como Professora Convidada. Autora de artigos e publicações em revistas especializadas na área do Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal, Ambiental e Biodireito.

Comentários

  • (will not be published)