Notícias

Susepe publica matéria sobre a primeira atividade músical do Projeto Direito no Cárcere

Projeto Direito no Cárcere realiza primeira atividade musical de 2017 na Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central)

Banda Irish Fellas faz apresentação para apenados do projeto

Banda Irish Fellas faz apresentação para apenados do projeto / Foto de Caroline Paiva/Imprensa Susepe

 

Durante a última sexta-feira (10), o Projeto Direito no Cárcere, idealizado pela jornalista e advogada Carmela Grune, promoveu a primeira atividade musical de 2017 para os apenados da galeria E1 da Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central). A galeria é conhecida por abrigar detentos que estão em tratamento da dependência química.

A apresentação ficou por conta da banda gaúcha de música irlandesa, Irish Fellas, composta pelos músicos Caetano Maschio Santos, Renato Müller de Fraga, Kelvin Venturin e Pedro Borghetti. Pela tarde também teve palestras de convidados.

Banda Irish Fellas

 

Presente na ocasião, o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Manaus (AM), Luis Carlos Honório de Valois Coelho, falou aos apenados sobre os termos ressocialização e dignidade. Segundo ele, ao oferecer trabalho e educação aos presos, dá-se dignidade. “Na verdade, são direitos assegurados pela Constituição”, comentou.

Juiz da VEC de Manaus, Luis Carlos Valois

 

Também conversaram com os detentos, Luciana Genro, Carlos Roberto Robaina, Fernando Marcel Genro Robaina e, representando o juiz da VEC de Porto Alegre, Sidinei Brzuska, Rodrigo Simmi. Ao final, os detentos puderam conversar e tirar dúvidas com os participantes. Para o apenado. J. F. “essa tarde, para mim, foi como se eu estivesse com minha família”.

Tenente Nei Machado, assistente social Milene Ribeiro, jornalista Carmela Grune e soldada Lizandra Nunes

 

Após a roda de conversa, os palestrantes visitaram as demais dependências do estabelecimento prisional. Acompanharam a atividade o major Vinícius Aires, o tenente Nei Machado, a soldado Lizandra Lopes e a assistente social Milene Ribeiro, responsável pela execução do projeto Luz no Cárcere, que vai de encontro ao Direito no Cárcere, também tratando de dependência química.

Participantes da atividade

O projeto ocorre há mais de cinco anos na Cadeia Pública de Porto Alegre e em 2017 busca aumentar a participação de voluntários.

 

Fonte: Susepe

Comente

Comentários

  • (will not be published)

Comente e compartilhe